UNIDADE PRAÇA DA ÁRVORE
Rua Caramuru, 417 – cjs 57 e 58
Metrô Santa Cruz | São Paulo/SP
(11) 2597-1404

UNIDADE VILA OLÍMPIA
Rua Gomes de Carvalho, 1356, 2º andar
Vila Olímpia | São Paulo/SP
(11) 2597-7527

Clientes
 

Artigos

Universo Startup: 23 Aceleradoras para Você Apresentar o Seu Pitch

aceleradora

Fazer um negócio dar certo e decolar depende de uma série de fatores. O mercado, a tecnologia, as pessoas, os processos, o fôlego financeiro, a conjuntura econômica, enfim, todos esses elementos e mais alguns outros precisam se alinhar (às vezes não necessariamente todos, mas a maioria sem dúvida), para que a empresa nova alcance o sucesso.

Mas, e se rolar um empurrãozinho?

Esse empurrãozinho pode ser dado por uma aceleradora (conheça o conceito de “aceleradora” em nosso artigo “Startupês de A a Z, o Glossário das Startups: 67 termos indispensáveis que todo novo empreendedor deve conhecer”). Para te ajudar nisso, relacionamos abaixo o nome de 23 aceleradoras consagradas.

Mas um cuidado é importante: para muitos empreendedores, ser aprovado em algum processo de aceleração é a grande meta, o grande objetivo a ser perseguido, pois, para esses, tal aprovação é o fator determinante do sucesso.

Segundo essa linha de raciocínio, ter ingressado num processo de uma aceleradora é o mesmo que deitar em um berço esplêndido e ver seu negócio seguir de vento em popa. Lamentavelmente a história não é bem essa.

O ingresso num processo de aceleração deve ser tido como mais um passo dado, mais uma etapa cumprida, mas os olhos do empreendedor devem continuar atentos (mais do que nunca), pois o trabalho rumo ao sucesso empresarial estará apenas começando, e agora com as responsabilidades imensamente aumentadas, pois existirão mais pessoas acreditando em você e em seu projeto.

Dado esse alerta, passemos à nossa lista, esperando que ela possa te ajudar:


ACE


Na ACE, com unidades em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, o processo de seleção começa com um simples preenchimento de formulário no próprio site da aceleradora, etapa em que são solicitadas informações básicas.

Atendidos os critérios mínimos da ACE, a aceleradora entra em contato com a proponente para sanar dúvidas e entender melhor o projeto.

Depois disso, o próximo passo do crivo é o comitê de seleção em uma das unidades da ACE, e aí é só mandar bem no pitch .

Tendo causado boa impressão entre a plateia (equipe ACE e alguns investidores), uma análise mais profunda é efetuada como requisito final de sua aprovação. Boa sorte!


ACELERA CIMATEC


Segundo informa a aceleradora em seu site, “Criada em 2012, a ACELERA CIMATEC tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora e impulsionar a competitividade das empresas baianas, por meio da promoção da inovação e da transferência tecnológica. Desde então, startups de diversas partes do país têm buscado desenvolver seus projetos com o suporte do SENAI CIMATEC.

Em 2014 a ACELERA CIMATEC se tornou a primeira aceleradora baiana credenciada pelo Programa Start-up Brasil, iniciativa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, a ACELERA CIMATEC também vêm se dedicando a educação empreendedora atuando com eventos inspiracionais, cursos de extensão e MBA lato sensu.”.


BAITA


Para inscrever seu projeto na BAITA basta preencher um formulário em seu site, à exemplo da ACE e de muitas outras aqui mencionadas.

A BAITA apoia startups atuantes nas áreas de software, hardware, IoT, robótica, biotec em verticais como Agro, EdTec, FinTec, Energia, BioTec, Gas&Óleo,  Life Sciences, Telecom e outras de base tecnológica.

Podem se inscrever tanto de equipes que estejam na fase de prototipagem quanto aquelas que já tenham feito as primeiras vendas.


CEASAR LABS


A CESAR LABS, sediada em Recife/PE, busca estimular empreendimentos com tecnologia avançada através do suporte de metodologias de criação de organizações exponenciais, infraestrutura de coworking e laboratórios, networking com o mercado e capital semente.

A participação do CESAR LABS no empreendimento varia de acordo com o estágio do seu negócio, iniciando-se com 15%, segundo pudemos depreender as informações de seu site.


DARWIN STARTER


A chamada da DARWIN STARTER em seu belo site é a mais objetiva possível: “investimos R$170k em troca de 12% da sua startup (podendo variar entre 10% e 20% de acordo com maturidade e performance do negócio)”.

Procuram investir em empresas de bigdata, fintech, insurance, TI e telecom, oferecendo acesso a centenas de especialistas e milhares de clientes, além de cloud service, CRM’s, ferramentas de marketing, consultoria jurídica, dentre outros benefícios.


DESAFIO RTM


O programa da Desafio RTM, criado pela Conecta RTM, tem duração de nove meses e possui quatro fases: sendo um mês de inscrição; dois meses de seleção; três meses de desenvolvimento e adequação da solução; e três meses de experimentação e captação de resultados.

Podem se inscrever no programa startups envolvidas com as seguintes atividades: fintech, telecomunicações, tecnologia da informação e conectividade.

Os benefícios oferecidos são: acesso aos mais de 500 clientes da RTM em 19 Estados brasileiros; trabalhar com demandas reais de bancos, corretoras, distribuidoras, assets etc.; mentoria com executivos e líderes das unidades de negócio da RTM; e contar com a possibilidade de ter a RTM como parceira ou investidora estratégica.


DESAFIO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL


O Desafio de Negócios de Impacto Social é uma iniciativa inédita correalizada pela CAIXA e Artemisia, por meio do apoio do Fundo Socioambiental CAIXA, e tem como objetivo potencializar uma nova geração de soluções/negócios que promovam a inclusão financeira e que atendam às necessidades da população de menor renda no Brasil.

Busca-se com ele empreendedores que queiram impulsionar suas soluções com a colaboração da Artemisia e CAIXA em dois eixos: soluções financeiras e serviços financeiros.

As soluções mais inovadoras e com mais potencial de impacto social receberão mentoria das duas organizações, além de apoio financeiro para validação de suas soluções por meio da realização de pilotos com o público-alvo do programa


FABRIQ


O programa de aceleração FabriQ (Manaus/AM) coloca à prova ideias que se tornarão modelos de negócios que devem ser validados em todos os momentos de sua implantação. A validação, deve comprovar o modelo de monetização e diferencial de negócio em atuação em determinado mercado.

A Aceleradora promove um ambiente colaborativo entre as startups aceleradas e a comunidade empreendedora. Conta com um banco de mentores com experiência e conhecimento em áreas especificas e diversas especialidades.

Em um tempo reduzido, onde as startups passam por capacitação, validação e implementação, busca lançar o produto no mercado e provar o modelo de negócio. A próxima etapa é ganhar projeção e ter acesso a investidores para que isso seja feito em maior escala e menor tempo.


RIO


O Fintech.Rio foca em startups voltadas para inovação dos serviços financeiros. Seu objetivo é mapear startups existentes no mercado que busquem como clientes instituições financeiras e seus clientes. Buscando soluções para aumentar produtividade, diminuir custos, melhorar processos e atrair mais clientes e negócios para instituições financeiras e seus clientes.

O benefícios oferecidos pelo programa são: acesso gratuito ao coworking; U$1 Milhão em Perks no F6s; cartão de crédito empresarial internacional; visibilidade para mídia e acesso a investidores.


FUMSOFT


A Fumsoft é uma instituição científica e tecnológica sem fins lucrativos que atua, desde 1992, na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, a entidade desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (Aceleração de Startups), Qualidade, Internacionalização e Inovação.

A Fumsoft divulga periodicamente editais para selecionar novos projetos e empresas para os programas de empreendedorismo.


INOVABRA


Programa de inovação aberta do Banco BRADESCO que busca novos modelos de negócios aplicáveis ou adaptáveis aos produtos e serviços financeiros.

Com duração de 20 meses, compreende as seguintes etapas: 45 dias para inscrição; 2 meses para o processo seletivo; e 6 meses para o desenvolvimento do MVP e captura dos resultados da experimentação.

O grande motivador é: ao final o BRADESCO pode comprá-la e utilizá-la ou ser um investidor estratégico da startup.


ORACLE STARTUP CLOUD ACCELERATOR


O programa é personalizado, sendo que cada startup e ecossistema são exclusivos. O programa de São Paulo funciona em toda a comunidade de startup e proporciona benefícios como (ao invés de dar investimentos): créditos gratuitos no Oracle Cloud; orientação e aconselhamento de nível internacional; tecnologia de última geração; espaço para coworking; acesso aos clientes e parceiros da oracle; acesso aos investidores.


OUTSOURSING BRAZIL


A OBr (Outsource Brazil) é focada em internacionalização e aceleração de empresas e startups de base tecnológica, com uma conexão especial com o Vale do Silício nos últimos 20 anos.

Empreendedorismo e desenvolvimento de negócios são seus pilares. Ao longo desses anos, adquiriu enorme experiência ajudando projetos, startups e empresas consolidadas amadurecerem e terem sucesso no mercado.


OXIGÊNIO ACELERADORA


A Oxigênio Aceleradora é a aceleradora de startups criada pela Porto Seguro, que conta com a parceria da Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

A startups selecionadas pelo programa recebem investimento direto de US$ 50.000,00 por 10% de participação e são aceleradas por três meses no Centro de Inovação da Oxigênio, em São Paulo, e três meses na sede da Plug and Play, no Vale do Silício.


RADAR SANTANDER


Tendo como parceira do programa a Endeavor Brasil, o Radar Santander visa empresas que já apresentam alto crescimento (scale-ups) e modelo de negócios inovador e comprovado pelo mercado.

O programa oferece networking para fintechs, acesso à sua rede de clientes e sua base de parceiros nacionais e internacionais, além de mentoria.


STARTUP FARM


A Startup Farm é a mais experiente aceleradora da América Latina, cujo programa Ahead é patrocinado por empresas como Visa e IBM.

Reúne mais de 250 startups em seu portfólio, com valor agregado superior a R$ 3,3 bilhões. Já captou mais de US$ 100 milhões de investimentos, por meio da Farm Venture Capital, área responsável pelo acompanhamento e investimentos das startups.

Para fazer parte do portfólio, os empreendedores devem se inscrever nos programas de aceleração que oferecem acesso a uma ampla rede de mentores e investidores.


TRACK


O Track é um programa da Visa do Brasil em parceria com a GSVlabs, representada no Brasil pela Kyvo, para a seleção e investimentos em startups fintech no país.

Os três primeiros meses serão dedicados a aceleração das startups pré-selecionadas. Essa fase será dividida entre São Paulo e o Vale do Silício, com uma rotina diária de mentoria e sessões com investidores. A partir daí as startups serão incubadas por 3 meses no espaço exclusivo montado em São Paulo pela Kyvo e GSVLabs para o Visa Track.


TECHMALL


A Techmall é uma aceleradora credenciada pelo Startup Brasil e associada à ABRAII – Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação.

O programa de aceleração da TECHMALL, que leva de 6 meses a um ano, oferece metodologia, infraestrutura, investimento, conexões, mentorias e workshops, eventos, benefícios de parceiros e orientação no processo de vendas.


UP INNOVATION LAB


Criado pela Accenture no Brasil, o UP Innovation Lab aproxima startups que já têm seus produtos validados com grandes empresas do País. Podem participar do projeto startups com soluções aplicáveis aos seguintes mercados: bancos; seguradoras; bens de consumo; e varejo.

O programa, que está em sua segunda edição, tem duração de cinco meses e selecionará 10 startups. A iniciativa não visa o lucro e baseia-se em sua experiência no Fintech Innovation Lab – referência mundial em programas de aceleração, realizado em Nova York, Londres, Hong Kong e Dublin, desde 2010.


VENTIUR


A VENTIUR, de São Leopoldo/RS, foi criada no início de 2013, a partir de uma iniciativa da Venti Inteligência em Projetos, empresa que, desde 2009, desenvolve projetos de consultoria, principalmente em temas relacionados à inovação, gestão estratégica, planos e modelos de negócio, internacionalização e captação de recursos.

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela Venti nos últimos anos cabem destaque a captação de mais de R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis (subvenção) e financiamento em linhas de fomento (Prosoft/BNDES, Finep, Fapergs, CNPq); elaboração de Plano de Negócios para diversos negócios inovadores, como o de Indústria de Células Solares e Módulos Fotovoltaicos e projetos de desenvolvimento setorial nas áreas de TI, eletroeletrônico, metalmecânico e petróleo, gás & energia.


WAVE


O programa de aceleração da WAVE oferece, segundo anuncia em seu site, permite à startup: contribuir para a cultura de inovação do mercado; ter um programa de inovação continuada; ideias poderão ser testadas e validadas com baixo investimento; ROI em 4 a 7 anos podendo multiplicar seus investimentos; proporcionar programas de educação e workshops.

Seu programa compreende 5 etapas: diagnóstico, seleção de ideias, bootcamp, aceleração e demo day.


WAYRA


Sendo o programa de aceleração da Telefonica Open Future, no Wayra se investe até US$ 50 mil em startups Fintechs, oferecendo a elas uma cesta de serviços avaliada em cerca de US$ 70 mil.

Além disso, e no que parece ser mais importante, o acesso ao Grupo Telefonica é concedido, nacional e internacionalmente, para o qual pode ser disponibilizado para venda as soluções desenvolvidas.


WOW


A WOW, sediada em Porto Alegre/RS, é uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e conta com o apoio de mais de 90 investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo networking e experiência em diversos setores da economia.

Sem fins lucrativos, a WOW não está associada a nenhuma instituição de ensino ou pesquisa. Sua missão é ser uma peça importante no ecossistema de apoio ao empreendedorismo, conectando todos atores de forma totalmente transparente, apoiada por um programa de aceleração focado em criar negócios de sucesso.

Outros artigos que selecionamos para você:

Rogério Pereira da Silva
Rogério Pereira da Silva

Rogério Pereira da Silva é advogado, contabilista e palestrante, fundador e diretor da FISCONNECT - Assessoria Contábil, escritório de contabilidade que assessora micro e pequenas empresas no estado de São Paulo, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC/SP, especialista em Direito Processual Tributário pelo CEU e com MBA em Contabilidade Empresarial pela PUC/SP.

Nenhum Comentário

Deixar um Comentário

Por que contratar a FISCONNECT?

Presença

O tempo todo ao seu lado quando você precisar

Parceria

Olhar atento sobre seu negócio e suas necessidades

Localização

Local de fácil acesso para te receber quando você precisar

Segurança

Apólice de seguro de responsabilidade civil para seu conforto e segurança

Eficácia

Sempre ofereceremos ao menos uma solução para seu problema

Experiência

Mais de 20 anos de atuação das áreas fiscal e tributária.

Atualização

Profissionais treinados e em constante atualização técnica

Tecnologia

Tecnologia de ponta a serviço do seu negócio