Área do cliente

Pesquisa de Satisfação FISCONNECT

Perfil comportamental

Departamento Pessoal

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

UNIDADE PRAÇA DA ÁRVORE
Rua Caramuru, 417 – cjs 57 e 58
Metrô Santa Cruz | São Paulo/SP
(11) 2597-1404

UNIDADE VILA OLÍMPIA
Rua Gomes de Carvalho, 1356, 2º andar
Vila Olímpia | São Paulo/SP
(11) 2597-7527

Clientes
 

7 dicas de cursos de contabilidade para advogados

7 dicas de cursos de contabilidade para advogados

curso de contabilidade para advogados

Pensamos em reunir 7 dicas de cursos de contabilidade para advogados porque poucas áreas do conhecimento se inter-relacionam tanto quanto contabilidade e advocacia. Na esfera empresarial, enfatizemos, quase não há questão que não requeira o envolvimento das duas áreas.

Se por um lado o direito visa controlar e regular o comportamento humano por meio de normas jurídicas e suas implicações (jurídicas), de um outro a contabilidade faz registros desses comportamentos de maneira a evidenciar e quantificar as mutações patrimoniais decorrentes deles.

O direito se vale dos registros contábeis para lastrear processos judiciais muitas vezes vultosos, como execuções, execuções fiscais, processos falimentares, processos de recuperação judicial, etc. Já a contabilidade de vale das ciências jurídicas para interpretar e aplicar o emaranhado de normas legais que regulam as relações trabalhistas, tributárias e patrimoniais de seus clientes.

É, portanto, um casamento perfeito!

Dessas simples palavras já é possível extrair o quão importante é para a carreira do advogado o estudo da contabilidade. Mais que isso: é fundamental o conhecimento da contabilidade para o escritório de advocacia, ou seja, 0 saber contábil é recomendável não só para o indivíduo advogado, como para a sociedade de advogados como um todo.

Vejamos algumas de suas aplicações:

 

Para análise de documentos e de contratos

 

Notas fiscais, recibos, folhas de pagamento, demonstrações de resultado, balanços patrimoniais, comprovantes de pagamentos, memórias de cálculos, declarações prestadas ao governo (as obrigações acessórias), o momento da elaboração de cada um, os prazos que os cercam, o formato de cada um, suas respectivas penalidades, são todos elementos do dia a dia de um contador.

Os advogados com habilidades para identificar e interpretar todos esses documentos têm em si grande ferramental de trabalho, pois não há sequer um negócio jurídico que não envolva pelo menos um desses documentos citados.

Não é só a prática que dá aos contadores e aos escritórios de contabilidade a desenvoltura na elaboração e na interpretação desses documentos. Eles são vistos com frequência nas cadeiras dos cursos de ciências contábeis (e nos cursos de extensão em contabilidade), que os abordam em algum momento de suas grades.

 

Para apuração de fraudes contábeis

 

Impossível negar que a habilidade de identificar fraudes contábeis ou, por outro lado, a de atestar sua inexistência, converte-se em um grande diferencial para o advogado.

Numa outra vertente (inclusive mais comum), sem ter conhecimento da contabilidade o advogado fica à mercê da interpretação dada por outros profissionais com habilidades contábeis e, assim, sujeito à toda sorte de aferição.

Dessa feita, para ser bem-sucedido nessa seara, tendo condições de entender profundamente a situação patrimonial de seu cliente e, com isso, identificar fraudes em balanços e até mesmo em projeções financeiras, indispensável que se estude contabilidade.

 

Para assessoria na liquidação de obrigações

 

Em muitas situações na vida advocatícia há a necessidade da realização de cálculos.

Exemplo disso são as ações de cobrança, as de cunho indenizatório, as trabalhistas, as tributárias, as execuções, dentre outras, que em algum momento de seu curso processual exigem cálculos viabilizadores da execução da decisão judicial.

Sendo conhecedor desses cálculos, que em geral empregam técnicas que as ciências contábeis emprestam, o advogado sai na frente na formulação de suas peças processuais ou, mesmo, na instrução delas, aumentando sua possibilidade de êxito.

 

Recuperação de valores pagos indevidamente

 

O advogado com forte conhecimento na área contábil tem maior facilidade de conduzir processos de recuperação de valores pagos indevidamente, chamados de repetição de indébitos.

Esses processos são muito comuns nas áreas consumerista e tributária e costumam ser muito representativos: no primeiro caso porque os valores são devolvidos em dobro, conforme apregoa a legislação do consumidor; no segundo por conta do numerário vultoso que normalmente envolve as demandas tributárias.

Em ambos os casos, e em qualquer outro ramo do direito onde a repetição de indébito se dê, o saber contábil é indispensável. Especialmente em relação às causas tributárias esse saber ganha ainda mais força, já que além de ter que apurar o montante do tributo envolvido, não é raro ter-se que calcular também multas, juros e correções monetárias.

 

Apuração de haveres trabalhistas

 

As causas trabalhistas são muito carentes de um olhar contábil, que por vezes pode salvar o processo.

Muitos aspectos cinzentos contidos nas reclamatórias trabalhistas poderiam ser esclarecidos por meio do olhar de um advogado habilidoso nas práticas contábeis.

Com efeito, questões como benefícios pagos, recorrência de rendimentos, ajudas de custo creditadas e pagas, obrigações trabalhistas quitadas e o tempo de suas quitações, dentre outras, podem ser alvo de melhor arguição nas respectivas defesas judiciais se o patrono da causa tiver habilidade para interpretar peças contábeis.

 

Falências, recuperações judiciais e crises econômico-financeiras

 

Como, sem conhecimento contábil, ser capaz de propor ou conduzir medidas tão complexas como as relativas a processos falimentares e de recuperações judiciais?

Como propor medidas que ajudem seu cliente em casos de crises econômico-financeiras sem fortes noções de finanças e de contabilidade?

A ausência de conhecimentos contábeis e financeiros tolhe advogados competentes de atuar também nessas searas, falta que os impedem de ofertar soluções relevantes para seus clientes nos momentos mais críticos de suas relações.

Por outro lado, com saber contábil e financeiro aliado ao seu conhecimento jurídico, advogados poderiam recomendar tais medidas e, com isso, salvar empresas com dificuldades financeiras para manter suas operações.

 

Habilitação para resolução de questões de fato

 

Quando a discussão judicial busca identificar a veracidade das alegações trazidas no processo, se diz estarmos tratando de uma questão de fato, para o que a produção de provas é exercício indispensável.

No outro extremo, apenas para que a explicação não fique incompleta, bom dizer que estão as questões que visam entender qual é a aplicação da letra da lei ao caso concreto, situações para as quais se dá o nome de questões de direito, campo de atuação quase que exclusiva dos operadores do Direito.

Dessa forma, tratando-se de questões envolvendo avaliação e valoração de obrigações, direitos, bens e patrimônio, conhecimentos contábeis podem responder por grande parte do sucesso na demanda.

Tendo o advogado suficiente conhecimento de contabilidade, pode ele robustecer sobremaneira a instrução de seus processos com a evidenciação contábil dos fatos questionados, o que só seu saber contábil lhe permitirá fazer.

 

Para apuração e atendimento de requisitos legais

 

E por falar em habilitação, os conhecimentos contábeis podem também ajudar o advogado a identificar se seu cliente atende a determinados requisitos legais para uso de alguma benesse legal.

Em especial no direito tributário essa capacidade é essencial.

Alguns exemplos são: o de se provar a correta adoção de determinado regime tributário; o de destinar o lucro adequadamente para fins de se manter na isenção do imposto de renda; o de ter promovido os necessários atos para a dispensa de uma obrigação acessória; o de reunir os requisitos suficientes para o gozo de um benefício fiscal; o de comprovar as necessárias quitações de tributos para obtenção de uma Certidão Negativa de Débitos; dentre uma legião de outros exemplos.

E que benefícios o estudo da contabilidade traz para os advogados?

 

O fato de poder atuar em todas essas frentes que citamos acima proporcionará inequivocamente os seguintes benefícios em sua carreira profissional.

 

Ampliar o leque de conhecimentos

 

Quanto mais versátil o profissional é hoje, maior sua empregabilidade e sua possibilidade de sucesso. Mais do que advogados bem formados, as empresas e os escritórios jurídicos procuram por operadores do direito capazes de levar soluções para os seus problemas e para os problemas de seus clientes. Desse modo, ter conhecimento de contabilidade representa possuir um ferramental poderoso na busca dessas soluções e, consequentemente, na busca do sucesso profissional.

 

Ser capaz de atuar em outras áreas do direito

 

Alguns advogados até se arrepiam ao ouvirem falar em direito tributário, em direito previdenciário ou, numa situação mais extrema, em direito empresarial. Entretanto, isso não ocorre com advogados que se preocuparam em ter robusto conhecimento contábil, pois ele é um grande facilitador para os operadores dessas áreas do direito. Nessa linha, o estudo da contabilidade para advogados representa importante abertura de portas para áreas promissoras do direito.

 

Ser convocado para tomadas de decisões empresariais

 

Não precisa nem dizer que, teoricamente, qualquer profissional que chegue nessa fase (de ser convocado para tomada de decisões empresariais) ele já está num excelente nível. Imagine então que esse profissional é você, colega advogado, e que você já obteve, mediante muito estudo e aplicação, desenvoltura para fazer projeções, interpretar demonstrações contábeis e contribuir com a previsibilidade das possíveis implicações de fatos econômicos hipotéticos? Partindo da premissa que as implicações jurídicas você também é capaz de prever, possivelmente seus diretores não ousarão deixar de te convidar para as próximas reuniões 9até que você mesmo vire o diretor).

 

Ser um advogado diferenciado

 

Não podemos ignorar que há vantagens em ser um especialista. Contudo, mesmo um especialista não sobrevive no mercado de trabalho se não tiver em algum nível um olhar multidisciplinar. O que não se pode negar, entretanto, é que um advogado (seja qual for a sua especialidade) com fortes noções de contabilidade e de finanças se torna um diferencial no mercado, o que se converte num “passe mais caro” e também numa empregabilidade melhor.

 

Incrementar seus ganhos

 

Decorre de todos os benefícios acima o aumento inequívoco dos ganhos auferidos pelos advogados que se dedicaram ao conhecimento da contabilidade e os empregaram na prática. Com o incremento do valor agregado aos serviços oferecidos aos seus clientes e a ampliação de sua atuação, com consequente amento da oferta de soluções, incrementar seus ganhos será uma consequência natural.

Conclusão: as 7 dicas

 

Tendo lido todo nosso artigo, ou ao menos um dos seus tópicos, ousamos crer que você, amigo advogado, já está convencido de que o estudo da contabilidade lhe trará muitos benefícios e que será um grande impulsionador do seu sucesso em sua carreira profissional.

Pensando nisso a Fisconnect selecionou para você alguns cursos de extensão na área de contabilidade, próprios para advogados:

  1. APET: a APET, Associação Paulista de Estudos Tributários, promove frequentemente o seu “Curso de Contabilidade Tributária”, destinado a “Advogados e demais interessados na área de tributos que precisam entender a contabilidade e seus reflexos na legislação tributária”. A APET fica na Avenida paulista, .509 – sala 510 – Bela Vista, São Paulo/SP. Informações pelos números (11)3171-1265 ou (11) 3105-7132.
  2. LEX CURSOS JURÍDICOS: com 16 horas de carga horária, o curso “Contabilidade para Advogados” da LEX CURSOS JURÍDICOS visa propiciar a advogados, tributaristas, profissionais da área jurídico-tributária e demais interessados na contabilidade como instrumental no exercício de suas atividades, a apreensão de conhecimentos práticos sobre a contabilidade e as principais demonstrações financeiras, referendados na legislação e na doutrina. O endereço da LEX é Rua da Consolação 77 – Centro – São Paulo/SP. Informações pelos telefones 11 3545-2800 ou 11 3158-2670.
  3. FIPECAFI: na FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI), localizada na Rua Maestro Cardim, 1.170 – São Paulo/SP, é ministrado o curso “Contabilidade e Finanças para Advogados”, que prepara advogados a interagirem com assuntos financeiros do cotidiano dos negócios. O curso possui 16 horas de duração. Para maiores informações ligue em (11) 2184-2045 / (11) 2184-2046 / (11) 2184-5706.
  4. SAINT PAUL: o curso da SAINT-PAUL é o mais abrangente e extenso de nossa lista. Com mais de 60 horas de duração, o curso “Finanças para Advogados” da Saint Paul Escola de Negócios visa capacitar os participantes em temas de finanças, fundamentais para o exercício da advocacia voltada para negócios, levando-os a desenvolver habilidades financeiras e contábeis para executar melhor suas funções. Com unidades na Rua Pamplona, n. 1616, portão 3, Jardim Paulista e na Rua Gomes de Carvalho, n.1353, Vila Olímpia, ambas em São Paulo/SP, a SAINT PAUL atende pelo número (11) 3513-6901.
  5. DAMÁSIO EDUCACIONAL: um dos maiores em carga horária, com 30 horas de duração, o curso “Contabilidade para Advogados e Não Contadores” da DAMÁSIO EDUCACIONAL é oferecido em formato on-line (é um curso de contabilidade para advogados online) e se destina a advogados, pequenos empresários, bacharéis em diversas áreas de conhecimento (engenheiros, médicos, psicólogos, dentistas), profissionais liberais e demais interessados em conhecer gestão empresarial e a dinâmica da sua contabilidade e de suas finanças. A Damásio atende pelo número 4090-1540 e pelo WhatsApp (11) 98736-4419.
  6. TREVISAN: a Escola de Negócios Trevisan oferece o curso “Contabilidade para Não Contadores”, com carga horária de 16 horas. O público alvo é bastante amplo, sendo focado para qualquer profissional que não tenha conhecimentos básicos em contabilidade, mas que saiba da necessidade de compreendê-la para suas atividades ou para compreender melhor o ambiente em que atua (como advogados, publicitários, arquitetos, engenheiros, médicos, dentistas e tantos outros profissionais). A Trevisan fica na Av. Padre Antônio José dos Santos, 1.530 – Brooklin Novo – São Paulo/SP e atende no telefone (11) 3138-5200.
  7. FECAP: por último em nossa lista uma dica para aqueles que pretendem ir além da obtenção dos conhecimentos contábeis indispensáveis ao bom desempenho dos seus papéis como advogados: querem ainda a habilitação como contadores. Para esses vai o curso “Contabilidade para Graduados” da Fundação Álvares Penteado (FECAP). Esse curso oferece título de bacharel em ciências contábeis em 2,5 anos para graduados em direito, com base nas eliminações de disciplinas. Informações podem ser obtidas pelo número (11) 3272-2222 ou pelo WhatsApp (11) 94117-1902.
  8. DICA BÔNUS: para quem pretender fazer um investimento um pouco maior, uma opção é o curso contabilidade para advogados FGV (a verdade é que o curso é voltado para outras áreas do conhecimento também), o PEC – Contabilidade e Finanças para Administradores não Financeiros. O curso é de 60 horas e é recomendado para profissionais que necessitem interagir com as áreas de Contabilidade e Finanças de suas empresas e que não tenham a formação adequada para tanto. Telefone 0800 772 2778 e WhatsApp (11) 96497-7378.

Sendo você um operador do direito, nossa recomendação é a de que invista em conhecimentos de contabilidade o quanto antes. Os benefícios serão enormes!

Outros artigos que selecionamos para você:

Rogério Pereira da Silva
Rogério Pereira da Silva

Rogério Pereira da Silva é advogado, contabilista e palestrante, fundador e diretor da FISCONNECT - Assessoria Contábil, escritório de contabilidade que assessora micro e pequenas empresas no estado de São Paulo, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC/SP, especialista em Direito Processual Tributário pelo CEU e com MBA em Contabilidade Empresarial pela PUC/SP.

No Comments

Leave a Comment

WhatsApp chat