Área do cliente

Pesquisa de Satisfação FISCONNECT

Perfil comportamental

Departamento Pessoal

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

UNIDADE PRAÇA DA ÁRVORE
Rua Caramuru, 417 – cjs 57 e 58
Metrô Santa Cruz | São Paulo/SP
(11) 2597-1404

UNIDADE VILA OLÍMPIA
Rua Gomes de Carvalho, 1356, 2º andar
Vila Olímpia | São Paulo/SP
(11) 2597-7527

Clientes
 

7 Motivos para Regularizar sua Empresa

7 Motivos para Regularizar sua Empresa

Os sete motivos para regularizar sua empresa

Abrir sua própria empresa é um sonho para a maioria das pessoas, contudo muitas delas, que estão a apenas um passo de realizar esse sonho, se deixam obstar por alguns mitos que inexplicavelmente perduram por décadas, somados a alguma falta de orientação. São as pessoas que exercem atividades empresariais sem regularizar sua empresa, por temerem não conseguir atender as burocracias exigidas pelos órgãos de fiscalização, por possuírem algum tipo de restrição de crédito, por medo de incorrerem em insuportável tributação ou simplesmente por não saberem o que fazer para alcançar sua regularização.

Por conta de todos esses receios e incertezas, alguns empreendedores se mantêm na informalidade à custa de riscos jurídicos e financeiros enormes, muito maiores do que correriam se fossem empresários com seus negócios regularizados. Esses riscos existem principalmente porque tais empreendedores (trabalhando sem regularizar sua empresa) operam sem nenhuma orientação ou consultoria, já que com a informalidade eles deixam de ter em seu favor o apoio de um escritório de contabilidade que organize todas suas rotinas, documentos e obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas. Há, nesses casos, a ideia de que a ausência de um escritório de contabilidade se traduz em economia, o que é um grande equívoco. Os honorários contábeis pagos pelas empresas regularizadas aos seus escritórios se convertem na certeza de estarem com seus negócios organizados nos aspectos relacionados ao fisco e ao Ministério do Trabalho, só para falar dos principais órgãos.

Os clientes que você sempre sonhou servir, vendendo seus produtos ou prestando seus serviços, certamente só contratam pessoas que possuem empresa aberta e regularizada. Por essa razão é imprescindível que você esteja com sua empresa pronta para emitir notas fiscais e operando de forma totalmente regular nos órgãos do governo.

Ao contrário do que o senso comum possa sugerir, ter sua empresa constituída de maneira regular, com CNPJ e demais cadastros efetuados adequadamente, traz diversas vantagem ao empreendedor. Abaixo listamos quais são, em nossa visão, as mais relevantes vantagens:

1. Alçar voo em melhores mercados

Não há como conquistar grandes clientes se sua empresa opera de maneira irregular. Não se engane! Isso é uma ilusão! Os clientes que você sempre sonhou servir, vendendo seus produtos ou prestando seus serviços, certamente só contratam pessoas que possuem empresa aberta e regularizada. Por essa razão é imprescindível que você esteja com sua empresa pronta para emitir notas fiscais e operando de forma totalmente regular nos órgãos do governo. Imagine que, depois de todo seu esforço de divulgação e de melhoria de qualidade, aquele grande cliente que você sempre sonhou bata à sua porta querendo contratar os seus serviços ou comprar seus produtos. Depois de todos os acertos de preços e prazos surge então a tradicional pergunta: você emite nota fiscal? E é aí que o seu sonho se transforma em um grande pesadelo, com o agravante de que você está na vida real e que consequentemente aquele cliente procurará outro fornecedor. Você deve estar preparado para emitir nota fiscal imediatamente ao surgimento dessa oportunidade para conseguir abraçá-la, pois hoje em dia nenhum fornecedor vai esperar que você leve todo o tempo que precisa para abrir sua empresa, por mais rápido que isso possa ser, para só então contratar sua empresa. Muitos empreendedores deixam para correr atrás da abertura de sua empresa só quando estão no meio da negociação com um possível grande cliente, o que pode ser muito tarde. Não corra o mesmo risco.

2. Segurança fiscal e economia tributária

Não ter sua empresa constituída coloca você sob o risco de ser tributado pelo imposto de renda na pessoa física, cujas alíquotas são exorbitantes. Por outro lado, com a regularização de sua empresa você operaria no melhor regime tributário possível com relação ao seu negócio (que pode ser o SIMPLES, o Lucro Presumido ou o Lucro Real), já que você teria a orientação de seu escritório de contabilidade para essa escolha. E o dinheiro que vai da sua empresa para o seu bolso, por meio de distribuição de dividendos (lucro), não é tributado novamente, já que a tributação se deu na pessoa jurídica da sua empresa. Fazendo as contas, isso pode se converter numa tremenda economia tributária para você, vantagem que só pode ser usufruída por aqueles que têm suas empresas regularizadas.

3. Melhor administração e controle financeiro

Com sua empresa regular você terá, em relação a diversos aspectos, uma visibilidade do seu negócio muito melhor do que tinha quando trabalhava na informalidade. É o caso do seu controle financeiro, já que suas despesas próprias e as despesas de sua empresa não se misturarão. Seu crescimento patrimonial também passa a ser registrado e acompanhado por meio de balanços patrimoniais, que seu escritório de contabilidade pode te prover mensalmente, dentre outros relatórios muito úteis para que você tome decisões sobre a necessidade de maiores investimentos ou de redução de gastos.

 

4. Comprovação de renda

A sua informalidade dificulta sua vida numa infinidade de situações, mas nenhuma pior do que a falta de comprovação de sua renda. Não há dúvidas que a vida se torna mais cara para você quando você não consegue comprovar que é um credor de baixo risco, que merece créditos com taxas de juros adequadas a esse baixo risco. Isso você só conseguiria se tivesse sua empresa regular, com imediato benefício de ter uma conta corrente para centralizar os gastos da pessoa jurídica, ter limites de créditos pré-aprovados em agências bancárias, obtenção de financiamento para seu crescimento, etc.

5. Contratar os melhores funcionários para sua empresa

Ninguém ousa supor que os melhores funcionários do segmento em que atua sonhem em trabalhar numa empresa irregular. Nesse sentido, se você está tocando seus negócios de maneira irregular, você convive com duas realidades sombrias: (i) você não consegue contratar os melhores funcionários (você trabalha com o que tem); e (ii) são seus concorrentes que mantém em seus quadros esses funcionários de ponta que você tanto sonha em contratar. Com a regularização de sua empresa outra vantagem que se abre é a de poder oferecer para seus funcionários uma séria de direitos e benesses que a irregularidade te impede oferecer, o que é um grande fator de atração e retenção de talentos.

6. Seu sono de volta

A situação irregular de uma empresa tira o sono do empresário que quer cumprir rigorosamente seus compromissos. De fato, não há como mascarar uma realidade que envolve aqueles que possuem suas empresas ainda irregulares: eles estão operando na ilegalidade. O outro lado dessa moeda é que, a baixo custo, ele pode ter seu sono de volta se regularizar sua empresa, o que lhe permitirá que cumpra, tal como deseja, todas as suas responsabilidades agindo dentro dos imperativos da lei, ao mesmo passo que tem assegurado muitos dos seus direitos como empresário.

7. Custo x benefício vantajoso

Diante da enormidade de vantagens que remuneram, os valores pagos pelos serviços contábeis aos escritórios de contabilidade devem ser tidos economicamente como investimentos, não como despesas. Regularizar sua empresa diante dos órgãos públicos, mediante uma assessoria contábil de sua escolha e de sua confiança, custa muito menos do que você imagina e, mais importante do que isso, permite que sua empresa passe a fazer parte da concorrência do seu segmento, não mais viver à sua margem, permitindo que ela possa almejar ganhos ilimitados que só dependerão da sua determinação.

Não ignoramos que os que trabalham sem regularizar sua empresa ainda sejam legião, mas nos anima perceber que um número enorme de empreendedores já se conscientizou de que a regularizar sua empresa os coloca em outro patamar e lhes proporciona todas as vantagens descritas acima, além de muitas outras. De fato, mesmo nesse duro ano de 2015, em que a crise política brasileira se converteu numa queda de confiança no Brasil e expulsou investimentos externos, ao mesmo passo que represou e inviabilizou investimentos internos e toda a sorte de indesejáveis consequências econômicas, estudos apontam que o número de novas empresas abertas foi superior ao ano de 2014 (veja nosso artigo Contabilidade para comércios atacadistas e varejistas). Foram mais de 1,6 milhão de novas empresas abertas nesse ano que se findou, número formado principalmente pela iniciativa de micro e pequenos empresários, verdadeiros heróis da economia brasileira que ainda confiam muito no nosso país apesar de todas as diversidades que se descortinam diariamente.

 call-to-action-10-erros

Outros artigos que selecionamos para você:

Rogério Pereira da Silva
Rogério Pereira da Silva

Rogério Pereira da Silva é advogado, contabilista e palestrante, fundador e diretor da FISCONNECT - Assessoria Contábil, escritório de contabilidade que assessora micro e pequenas empresas no estado de São Paulo, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC/SP, especialista em Direito Processual Tributário pelo CEU e com MBA em Contabilidade Empresarial pela PUC/SP.

1 Comment

Sorry, the comment form is closed at this time.