Ativo   Passivo   Liquidez Corrente Rotação Estoques Margem Líquida
Caixa e Bancos   Contas a Pagar  
Clientes   Fornecedores  
Contas a Receber   Empréstimos  
Aplicações   Outras Obrigações  
Estoques   Passivo Circulante  
Outros Recebíveis   Exigív. Longo Prazo        
Ativo Circulante         Empréstimos LP   Liquidez Seca Idade Estoques ROA
Realiz. Longo prazo   Passivo Não-Circulante  
Investimentos   Capital Social  
Imobilizado   Reservas  
Intangível   Prejuízos Acumulados  
Ativo Não-Circulante   Patrimônio Líquido  
Total do Ativo   Total do Passivo + PL  
                 
Need to add more expense or income entries? 
Just start typing new expenses below the last entry and the table will automatically expand when you press Enter. For additional income entries, click in the last cell of the table and then press the Tab key.     DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO   Liquidez Imediata Prazo Cobrança ROI
           
         
      Vendas Brutas  
      Tributos (-)  
      Descontos Concedidos (-)  
      Custo das Vendas (-)        
      Lucro Bruto      Liquidez Geral Prazo Pagamento ROE
      Deprec./Amortização (-)  
      Despesas Operacionais (-)  
      Despesas Financeiras (-)  
         Lucro antes do IR e CS  
      Despesa com IR e CS (-)  
      Lucro Líquido  
                 
                 
                 
                 
                 
Com  a FISCONNECT você acessa as informações contábeis, tributárias e de folha de pagamento de sua empresa de onde você estiver
               
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
ponto                
           
  Muito importantes para administradores, gestores, investidores, analistas de mercado, fornecedores, bancos, dentre outros interessados, os Índices de Liquidez são ferramentas que viabilizam a avaliação da capacidade de pagamento das empresas frente às suas obrigações. São 4 os índices de liquidez:
  Liquidez Corrente                       Quanto MAIOR melhor
     
     
   
   
  Liquidez Seca                         Quanto MAIOR melhor
     
     
   
   
  Liquidez Imediata                       Quanto MAIOR melhor
     
     
   
   
  Liquidez Geral                         Quanto MAIOR melhor
     
     
   
   
  e-book gratuito        
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
  ponto                                
           
  Os índices operacionais permitem que o analista conheça a evolução da atividade operacional da empresa, como os prazos de rotação dos estoques, a idade média dos estoques, o prazo de recebimento de vendas e prazo de pagamentos das compras. Sua análise de balanço resultou nos seguintes indicadores:
  Rotação dos Estoques (RE)                   Quanto MAIOR (+) melhor
  Com o índice de rotação dos estoque (ou giro dos estoques) se procura medir quantas vezes uma empresa vendeu seu estoque em um determinado período. Serve para avaliar sua competitividade e mensurar seu desempenho em seu segmento. É sempre desejável um índice que denote um alto giro de estoque. Eis sua fórmula:    
     
  E = Custo das Vendas
       Estoques
             
  Informe a referência da empresa  
  Idade Média dos Estoques (IME)               Quanto MENOR (-) melhor
  O prazo médio de rotação dos estoques revela o período em que os produtos ou mercadorias permanecem armazenados pela empresa até o momento da venda. A fórmula utilizada para sua definição, que evidenciará quantas vezes os estoques se renovaram tendo como base dois períodos consecutivos,  é a seguinte (na presente avaliação a contagem está em dias):    
     
  IME = 360 (dias do ano)
RE
             
  Informe a referência da empresa  
  Prazo Médio de Cobrança (PMC)               Quanto MENOR (-) melhor
  Índice que reflete o tempo necessário para que uma empresa cobre seu haveres, auxiliando na avaliação da política de crédito e cobrança das empresas. Se o índice revelar que o período médio de cobrança é superior ao prazo médio do setor (ou da própria política de crédito da empresa), será sinal de necessidade de revisão da gestão do setor de cobrança. A fórmula é a seguinte:    
     
           PMC =       Clientes    X  360 (dias do ano)
                     Vendas Brutas
             
  Informe a referência da empresa  
  Prazo Médio de Pagamento (PMP)               Quanto MAIOR (+) melhor
  Esse índice destaca  o tempo médio que uma determinada empresa despende para honrar seus compromissos com fornecedores, ou seja, para lhes pagar o que pactuaram. Assim, quanto maior for o prazo médio de pagamento, maior é a parcela da atividade da empresa que é financiada pelos fornecedores. Para esse cálculo utilizaremos a seguinte fórmula:     
     
          IME =  Fornecedores  X 360 (dias do ano)
                 Custo das Vendas
             
  Informe a referência da empresa  
                                   
                                   
  e-book gratuito-call-to-action-planejamento-tributario-para-micro-e-pequenas-empresas                                
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
  ponto                                
           
  Nessa página destacamos alguns indicadores financeiros de vital importância para investidores, bancos, credores, analistas de mercado e outros agentes interessados nas demonstrações financeiras das empresas, são eles: Margem Líquida (ML); Retorno sobre os Ativos (ROA); Retorno sobre o Investimento (ROI); Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Grau de Alavancagem Financeira (GAF). Vejamos:
  Margem Líquida (ML)                     Quanto MAIOR (+) melhor
  Numa análise financeira esse indicador é útil para expressar a relação entre o lucro líquido da empresa e a sua receita líquida de vendas. A Margem Líquida define a porcentagem de cada R$ 1,00 de vendas que restou após a dedução de todos os custos e de todas as despesas, inclusive a do imposto de renda, e seu cálculo se dá pela aplicação da seguinte fórmula:    
     
  ML =  .                Lucro Líquido              .
            Receita Líquida de Vendas
             
  Informe a referência da empresa  
  Retorno sobre os Ativos (ROA)               Quanto MAIOR (+) melhor
  A função do ROA, que é mais um indicador extremamente importante na análise financeiras das empresas, é mensurar quanto uma empresa obteve de lucro líquido em relação à totalidade de seus investimentos, ou seja, demonstrar qual seu potencial de geração de lucros. A fórmula do ROA é a seguinte:
   
     
  ROA =  .  Lucro Líquido    x 100
    Total do Ativo
             
  Informe a referência da empresa  
  Retorno sobre o Investimento (ROI)             Quanto MAIOR (+) melhor
  O ROI é um dos mais consagrados indicadores financeiros. Do inglês Return on Investiment, o ROI tem o objetivo de traçar uma relação entre os ganhos gerados pelo investimento e o montante total investido. Para determinação desse indicador utiliza-se a seguinte equação:    
     
  ROI  =  Resultado Líquido 
             Investimento
             
  Informe a referência da empresa  
  Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)         Quanto MAIOR (+) melhor
  Possivelmente o principal indicador de rentabilidade utilizado por analistas de mercado, o ROE (Return On Equity) visa medir a taxa de retorno promovida pelo investimento de captação direta dos acionistas, ou seja, esse indicador evidenciará para o investidor quanto a empresa gerou de retorno em face ao que ela captou de seus próprios acionistas. Assim é a fórmula do ROE:    
     
  ROE =  Lucro Líquido    x     100
        Patrimônio Líquido
             
  Informe a referência da empresa  
  Grau de Alavancagem Financeira (GAF)           Quanto MAIOR (+) melhor
  O grau de alavancagem financeira (GAF) é um indicador que revela o quanto de capital de terceiros (oriundo de empréstimos, ações preferenciais, debêntures, etc.) há na estrutura de capital de uma empresa. Esse indicador nos dá noções do apetite a riscos que determinada empresa tem, além de ajudar a mensurar seu próprio risco financeiro. Sua fórmula de cálculo é a seguinte:    
     
  GAF =  ROE
             ROA
             
  Informe a referência da empresa  
                                   
                                   
  e-book gratuito                                
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
  ponto                                
           
  O conhecimento em torno dos indicadores de custo de capital não é só importante para o próprio empresário, para que ele possa conhecer esse fundamental elemento que afeta sua lucratividade, como também para investidores e credores, para que saibam de antemão algumas características da empresa para qual disponibilizarão recursos. Eis alguns importantes índices:
  Custo de Capital de Terceiros (Ki)               Quanto MENOR (+) melhor
  O custo do capital de terceiros representa a remuneração que a entidade paga para as instituições financeiras nos empréstimos e financiamentos que obtém. Capitais de terceiros não onerosos (salários e fornecedores, por exemplo) não compõem o cálculo para definição do indicador, que se atém aos empréstimos e financiamentos, de curto e de longo prazos. Quando esse indicador revela valor elevado, isso normalmente significa  que o risco da empresa é igualmente elevado. Sua fórmula é:    
     
   
  Ki   =   Despesas financeiras
              Passivo Oneroso
Informe a referência da empresa  
  Custo do Capital Próprio (Ke)                 Quanto MAIOR (+) melhor
  A definição do Custo de Capital Próprio guarda relação com a expectativa que o sócio tem de remuneração sobre o capital que investiu na empresa. Como a remuneração dos sócios invariavelmente depende de resultados futuros, o cálculo do Ke envolve elevado grau de subjetividade, sendo talvez o índice mais difícil de se calcular. Pode-se levar em consideração referências de empresas de um mesmo segmento ou até cálculos complexos, como o Modelo de Gordon. Para fins de descomplicar sua presente análise, indique uma taxa desejada por você para seu tipo de negócio (ao lado será comparada com o Custo do Capital de Terceiros).    
     
   
              Informe a referência da empresa  
  Custo Médio Ponderado do Capital (WACC)         Quanto MAIOR (+) melhor
  A taxa WACC (do inglês Weighted Average Capital Cost), ou Custo Médio Ponderado do Capital, representa a média ponderada entre o custo dos capitais próprios e os de terceiros. Para se chegar ao valor do WACC não existe um modelo único. Essa ferramenta emprega a seguinte equação: WACC =  D/(D+K) * Ki * (1-T) +  K/(D+K) * Ke,     
     
          onde:
                         Ke: Custo de capital próprio
                         Ki: Custo de capital de terceiros
                         K: Patrimônio Líquido
                        D: Empréstimos
                        T = IR (34%)
           
    Referência  
                                   
                                   
                                   
  e-book gratuito                                
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
  ponto                                
           
  Alguns indicadores são muito importantes para o exercício do business valuation (avaliação de empresa). Um deles é o EBITDA, também chamado de LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), que evidencia o quanto uma empresa gera de recursos por meio de suas atividades operacionais, expurgando-se o efeito de impostos e outros efeitos financeiros. Outro é o Valor Econômico Agregado (EVA), que representa o lucro oriundo dos ativos da empresa subtraídos do custo de oportunidade do capital empregado, que revela se a empresa está ou não agregando valor. Vejamos ambos:
  EBITDA                           Quanto MAIOR (+) melhor
  A sigla EBITDA representa a expressão inglesa Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, o que quer significar Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). Tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período analisado, ou seja, o quanto ela consegue gerar de recursos lançando mão apenas de suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros, os impostos, a amortização de direitos e a depreciação de ativos.    
     
   
                  Referência  
  Valor Econômico Agregado (EVA)               Quanto MAIOR (+) melhor
  O EVA (Economic Value Added), ou Valor Econômico Agregado, serve de instrumento para se ter uma visão sobre a real rentabilidade oferecida pela empresa sobre o capital nela empregado. Seu propósito é o de mensurar a verdadeira criação de riqueza das empresas, ou seja, o quanto de valor é criado por ela. Utilizaremos a seguinte fórmula, dentre outras possíveis:    
     
  EVA = (ROE – Ke) X Patrimônio Líquido            
    Referência  
                                   
                                   
Abrir empresa fácil e barato                                  
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
  ponto